Validar a assinatura digital da Imprensa Oficial de Jundiaí
A assinatura digital é um recurso de segurança que garante que o arquivo que você está lendo é uma imprensa oficial gerada e assinada pela Prefeitura do Município de Jundiaí. Através da assinatura digital você têm a garantia da origem do arquivo, de sua data e hora de assinatura e também de que ele não foi alterado.
É possível que seu leitor de PDFs exiba a informação de que a assinatura tem identidade DESCONHECIDA. Isso não significa que a assinatura está incorreta ou é inválida, significa que seu leitor de PDF reconhece a assinatura como correta, mas não conhece sua origem.
Isso acontece por que o certificado digital através do qual a imprensa oficial é assinada foi gerado pela Certsign e é preciso configurar seu leitor de PDF para reconhecer essa fonte. Para isso, basta seguir o procedimento abaixo.
1. Acesse a página de download de e-CNPJ da Certsign e faça o download do certificado AC Certisign RFB G5
2. Com o Adobe Acrobat Reader, acesse o menu Editar > Preferências…
3. Na janela de Preferências, selecione a categoria Assinaturas. Na opção de Certificados confiáveis e de identidade, clique no botão Mais…
4. Na janela de Configurações de ID digital e certificado confiável, selecione a opção Certificados confiáveis e clique em Importar
5. Em Contatos, clique em Procurar… e selecione o certificado AC-Certisign-RFB-G5.cer, que foi baixado no passo 2 e está agora na sua máquina, possivelmente na pasta Downloads. À seguir selecione este certificado nos Contatos e ele será exibido nos Certificados. Selecione ele nos Certificados e clique em Confiar….
6. Na janela Importar configurações de contatos, marque a opção Usar este certificado como uma raiz confiável e clique em OK.
7. Clique em Importar
A partir de agora, quando você abrir um arquivo da imprensa oficial, receberá a seguinte informação:
Tutorial feito com o Adobe Acrobat Reader DC Versão 2017.012.20095, em um ambiente Windows